quinta-feira, 1 de julho de 2010

Relacionamentos

Oi gente! Essa é a minha 99ª postagem! Glória a Deus por isso! Tá chegando no 100! Como vocês estão? Espero que bem.. 

Bom, um dos assuntos que tem rondado bastante a minha mente é relacionamentos.
Nós temos uma ideia bem errada sobre eles.

Os filmes, séries e novelas nos mostram aqueles tipos de relacionamentos onde o "amor" é imediatista, onde nós fazemos tudo por aquela pessoa e nós só pensamos nela e a vida não tem valor sem ela. Mas na prática, não é isso. Ou o amor é sempre correspondido, onde você se apaixona por alguém em poucos segundos e em alguns dias você não consegue se ver sem ela.

Mas será que é isso mesmo?

Todos nós já gostamos de alguém que não foi recíproco. E eu nem digo alguém que você namorou ou "ficou", eu digo alguém que você não teve nada além de amizade e você gostava dela, você idealizava ela, você queria ficar com ela. Até o ponto em que você cai em si e vê que não vai acontecer nada além do que você já tem. Triste não?

Pra mim, o gostar não correspondido é um momento de decisão. Porque você decide se vai continuar a sonhar ou se você vai esquecer e 'partir pra outra'. Mas o que mais me chama a atenção é que você não tem perspectiva de futuro no momento dessa decisão. 
Você tem medo de 'partir pra outra' porque você não quer voltar pra aquele ciclo de gostar de alguém e ver se aquela pessoa é a certa e sonhar, idealizar e falhar de novo.

Durante 5 anos da minha vida as coisas foram assim. O ciclo vicioso de se interessar - gostar- idealizar- sonhar - não haver resposta - cair em si - chorar - falta de futuro - desgostar.

Mas a partir do momento em que novas ideias surgem, eu comecei a questionar se isso era mesmo necessário. Eu questiono se esse ciclo precisa existir pra que num determinado momento o sentimento seja recíproco. E pp se é do jeito que Deus pensa. 
Deus diz que os planos e os pensamentos Dele são maiores do que os nossos.

Será que esse ciclo vicioso foi escrito por Deus ou é algo que o mundo, a sociedade coloca para nós?

O que Deus pensa sobre o amor? Como que Ele idealiza o relacionamento homem-mulher?

No universo cristão, a regra de agora é "esperar em Deus". O que na prática significa para muitos que você não deve 'ficar' com ninguém. Para outros, é você ficar solteiro, cuidar da vida, estudar, porque quando for o tempo certo, Deus vai mandar a pessoa perfeita! (estou enjoada com tanto idealismo).
Mas o que as pessoas não dizem é como você vai saber que é a pessoa certa?
Muitos falam que a gente deve dizer pra Deus como você quer o seu futuro marido/mulher, mas eu as vezes me sinto encomendando um Ken numa loja de brinquedos. "Eu quero alto, moreno, que fale inglês e ah tem que ser gato!"

Em Jeremias 29.10-11, Deus diz que Ele sabe os planos que tem pra nós. Pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Se Deus sabe o que é melhor pra mim, como eu posso ditar a Ele como eu quero o meu namorado(a)? Desde quando eu sei mais do que Deus?

Eu já li e ouvi em vários livros e estudos que nós não devemos buscar a pessoa perfeita pra começar. Por que? Simples. NINGUÉM é assim! 

A cartilha perfeita é essa: nós devemos procurar um cara/garota que ame a Deus, que dedique a sua vida a Deus e pp faça o que Ele quer, que trate bem a sua família e etc. Daí você vê os planos de futuro que ela/ele tem. Se ele/ela quer casar, ter filhos, morar fora, ser pastor, missionário, cantor, wherever..e pp essa pessoa tem que ter os atributos físicos que você admira. 

Mas e se depois disso tudo você procurar, procurar e achar uma pessoa assim.. o que você faz? 
Pula de alegria porque você achou  a sua 'soulmate'? 
Quem foi que disse que após você achar a pessoa que caiba nessa cartilha, ela é a pessoa CERTA?

E se ela NÃO for? 

O que o jovem cristão que segue todos esses paradigmas deve fazer? Eu te digo, ORE!

Mas ore bastante! Porque ainda há um caminho longo a prosseguir e principalmente (pp) LUTE contra os seus desejos de idealizar essa pessoa e de achar que ela é feita sobre medida pra você!

Uma frase que eu ouvi e me encantei: "Não pergunte se é de Deus e sim se é pra Deus!"

O que você quer desse relacionamento? Dar um fim ao seu tempo de espera? Ou você deseja que esse talvez futuro relacionamento seja pra honra e glória de Deus? E eu não estou falando só de santidade no namoro não, eu estou falando de dedicação, de objetivo.

O que eu quero pro meu futuro relacionamento? Que Ele seja totalmente voltado pra obra de Deus. Eu quero que ele usado, como um objeto, por Deus. Eu não quero só calar a minha solidão e a solidão do meu companheiro, eu quero que seja pra Deus!

E pra ser de Deus, Ele precisa colocar os seus valores de amor! Deus precisa mostrar como nos relacionarmos. Porque só há um jeito de durar pra sempre. Se Deus colocar o Seu amor em nós.
E esses valores de amor meu amigo são completamente contrários aos que você e eu imaginamos que seja. 
Basta ler 1 Coríntios 13! O seu pseudo-amor corresponde a todos esses requisitos?

A questão crucial é se você ama mais a ideia de namorar a pessoa certa e formar uma família do que você ama a Deus!

Você já se perguntou sobre isso? Se Deus pedisse pra você ficar SOZINHA(o) durante um tempo indeterminado pra que o seu amor por Ele seja único e exclusivo, você aceitaria?
Até que ponto vai a sua confiança em Deus?
Até que ponto você deixa Deus MANDAR na sua vida?

Deus é o seu bem maior? Ele é a coisa mais importante da sua vida?

Quando Ele for, nada mais vai ter tanto valor assim. Nem mesmo os seus relacionamentos.

Tá aí algo que eu tenho experimentado de Deus. É fácil? Lógico que não! Mas uma coisa que eu aprendi é que pra sermos quebrantados precisamos sofrer. 

Você com certeza conhece esse versículo: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."

O mais importante nesse versículo as pessoas não prestam atenção. Para vir a alegria de manhã, você precisa sofrer a noite.
Pra vir a bonança, tem que vir a tribulação antes.


O que você quer pra sua vida, particularmente a amorosa? Que ela seja escrita por Deus ou por você?

Pense nisso e decida-se!


Beijo santo!

#GodblessUall

2 comentários:

  1. Não acho que exista um pessoa "predestionada" por Deus para cada um de nós. Se fosse assim onde estaria o lívre arbítrio? E se um de nós decide ficar solteiro como fica a "outra metade"? Isso não seria justo.
    Acredito que Deus nos ajuda a escolher a pessoa certa. Acho que isso significa "esperar em Deus". Se guardar para alguém que você venha a gostar,que Deus ajudou a escolher, e que o coloque mais perto dEle.
    Falo bastante sobre isso lá meu blog! Mil beijos! O blog é ótimo!

    www.papodegarotacrista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Entendi a sua posição Bruna.. e obrigada pelas visitas.. visitarei seu blog! Beijo!

    ResponderExcluir